scroll
scroll

Em momentos difíceis, certos sentimentos tornam-se mais presentes, tanto em nós como em quem está ao nosso lado. É ao reconhecê-los que percebemos como devemos agir e, por isso, trazemos algumas das respostas emocionais mais comuns em alturas de crise.
Ansiedade
A ansiedade é um forte sentimento de preocupação e uma reação natural ao stress, muitas vezes por acharmos que não temos capacidade para fazer face aos desafios que surgem. Não é perigosa, mas pode impedir-nos de viver da forma que queríamos. No guia, partilhamos algumas sugestões sobre como gerir a ansiedade.
Preocupação
A incerteza e o medo do desconhecido são reações naturais em situações de exceção. Quando estamos ansiosos, corremos o risco de generalizar os nossos pontos de vista para dar sentido ao mundo, o que nos pode deixar ainda com mais medo. No guia, vais encontrar passos práticos para reduzir o “ruído” mental, organizar o que está ao teu alcance e recuperar um sentido de controlo no dia a dia.
Solidão
A maior parte das pessoas sente solidão em algum momento das suas vidas. Pode ser difícil de suportar e, quando persiste, pode afetar a saúde a longo prazo. No guia, vais ficar a conhecer estratégias que te vão ajudar a reforçar laços, procurar apoio e criar redes de ligação real.
O luto
A perda de alguém querido traz uma avalanche de emoções e perguntas sem resposta. O luto evoca frequentemente pensamentos existenciais e reflexões sobre a vida e o futuro. Atravessar cada fase do luto com compaixão é importante e, por isso, podes encontrar algumas orientações de bem-estar no guia.
Descobre todas as ferramentas para lidar com estes pensamentos no nosso Guia de Etiqueta na Saúde Mental. Faz o download aqui.